Imagens da Praça dos Voluntários, São Carlos, São Paulo, Brasil
- Fotografia e Nostalgia
- há 7 horas
- 2 min de leitura







Imagens da Praça dos Voluntários, São Carlos, São Paulo, Brasil
São Carlos - SP
Fotografia
Em muitas cidades há lugares que conservam a memória de fatos históricos rememorados por meio de monumentos, mausoléus, estátuas e marcos instalados para perpetuar a mensagem desses eventos através das gerações.
Em São Carlos este lugar é a Praça dos Voluntários, que em 1957, quando a Revolução Constitucionalista completava seu 25º aniversário e o município celebrava o seu centenário, recebeu os restos mortais dos soldados são-carlenses mortos no levante constitucionalista de1932.
Transladados do Cemitério Nossa Senhora do Carmo, eles foram depositados na base do monumento ali construído.
Alípio Benedito, Benedito Ferreira da Silva, Modesto Santana e Luiz Rohrer faziam parte do grupo de soldados, 11 ao todo, que São Carlos enviou para a "Guerra Paulista".
Naquele 9 de julho de 1957, a praça ganharia um componente a mais no orgulho que despertava na população, desde sua construção, no ano seguinte ao da Revolução.
Em 1933, aquele espaço recebeu o nome de "Praça Siqueira Campos", em homenagem ao tenente Antônio de Siqueira Campos, falecido em acidente aéreo no Uruguai em 1930, célebre pela participação na Revolta do Forte de Copacabana.
Mas isso durou pouco tempo: em 1936 o local foi renomeado como Praça dos Voluntários. A alteração ocorreu no dia 23 de maio daquele ano, quando houve missa solene e baile, além da paralisação do comércio para que toda a população acompanhasse a inauguração do monumento cívico.
As representações de um soldado constitucionalista, do brasão do Estado de São Paulo, de um bandeirante e uma mulher representando a Constituição compõem a peça instalada no meio da praça. Passados 90 anos (2025), ele continua a ser um dos mais destacados construídos em praças de São Carlos. E motivo de reverência por ali estarem parte dos heróis de 1932, embora ao longo dos anos o local alterne momentos de cuidado e abandono com sua paisagem. Trecho de texto de Cirilo Braga / São Carlos Agora.
Nota do blog: Data e autoria das imagens não obtidas.
Comments