top of page

Blog destinado a divulgar fotografias, pinturas, propagandas, cartões postais, cartazes, filmes, mapas, história, cultura, textos, opiniões, memórias, monumentos, estátuas, objetos, livros, carros, quadrinhos, humor, etc.

Trecho da Linha Verde Norte / Trevo do Atuba, Curitiba, Paraná, Brasil

  • Foto do escritor: Fotografia e Nostalgia
    Fotografia e Nostalgia
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura


Trecho da Linha Verde Norte / Trevo do Atuba, Curitiba, Paraná, Brasil

Curitiba - PR

Fotografia


Texto 1:

Rodovia BR 116 / Linha Verde Norte, região do conhecido Trevo do Atuba, na saída para São Paulo. Na primeira imagem, o antigo Trevo propriamente dito, com um intenso tráfego de caminhões pesados passando por dentro da cidade. Na segunda imagem, o complexo de viadutos e trincheira construídos no local, além de um corredor de transporte urbano, e com o tráfego pesado da BR-116 desviado para fora de Curitiba. Texto do Curitiba do Passado.

Texto 2:

A Prefeitura de Curitiba abriu ao trânsito, em 09/06/2024, uma colossal obra que os curitibanos aguardavam há quase 17 anos: as 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte foram liberadas ao tráfego, nos dois sentidos, assim como a nova trincheira e os 3 viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba, desfazendo o maior nó viário da cidade.

O antigo Trevo do Atuba já não existe mais. No local, o conjunto de trincheira, viadutos e pistas garante a fluidez no trânsito e facilita a conexão entre Curitiba e a Região Metropolitana, fazendo a interseção com a antiga BR-116.

São obras que saltam aos olhos: a nova trincheira é uma imensa escavação com 32 metros de largura e 500 metros de extensão e os três viadutos, juntos, somam 117 metros de comprimento.

As obras ampliaram o grande corredor de transporte que agora conecta Curitiba de Norte a Sul, desde o Pinheirinho ao Atuba. Com as pistas de veículos liberadas, a Linha Verde torna-se a maior avenida da cidade.

A estimativa da Superintendência de Trânsito (Setran) é de que 70 mil veículos circulem diariamente pela região, nos dois sentidos.

A implantação da trincheira e viadutos, na prática, vai tornar a vida dos motoristas que circulam na região muito mais fácil, pois permitiu a retirada dos semáforos, que causavam congestionamento, oferecendo aos motoristas a liberdade para escolher caminhos com maior conforto e segurança.

Foram liberadas definitivamente aos motoristas as pistas da direita e da esquerda na ligação da Linha Verde com a Estrada da Ribeira, com a Rodovia Régis Bittencourt e com a rua Mascarenhas de Moraes.

Também foram abertas as vias de acesso e de saída da capital paranaense a Colombo, na Região Metropolitana, a São Paulo, além dos caminhos de acesso para dentro da cidade via bairros Santa Cândida ou sentido Pinheirinho. Trecho de texto da PMC.

Nota do blog 1: Post no esquema "o antes e o depois".

Nota do blog 2: Imagem 1, data 26/11/1996, crédito para César Brustolin / Imagem 2, data 07/06/2024, crédito para Ricardo Marajó.



Comments


bottom of page